De acordo com Cunha (2001) Brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão lúdica. Deste modo, a Brinquedoteca é um local onde o brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e a expressão da criatividade infantil.
O lúdico faz
parte das atividades essenciais da dinâmica humana, caracterizando-se por ser
espontâneo funcional e satisfatório. O lúdico deve possibilitar a quem vivencia
momentos diferenciados, ou seja, vivencia de fantasias e de realidade,
experiência de autoconhecimento, bem como o conhecimento do outro, de cuidar de
si e olhar para o outro.
Desde o sec.
XVII, após o “reconhecimento” da infância, o jogo vem a compor a “Pedagogia da
Infância”. Ele está intimamente ligado a imaginação, o sonho, o pensamento e o
símbolo, assim o homem tem a capacidade de pensar ligada à de jogar com a
realidade, reproduzindo e aprendendo à medida que pode transformá-la. O brincar tem o seu valor educacional
promovendo inúmeras aprendizagens que colaboram para o desenvolvimento global.
A criança precisa de espaço, tempo, materiais e companhia. Quanto mais elas
experimentarem, olharem e ouvirem, mais aprenderá e assim poderão relacionar os
elementos reais com os imaginários das brincadeiras, e mais produtivos serão as
atividades de representação.
A
brinquedoteca teve seu reconhecimento mundial a partir do ano de 1960. Seu
objetivo primeiro foi o de emprestar brinquedos para famílias carentes com
filhos especiais, pois se acreditava que os brinquedos estimulariam o
desenvolvimento das crianças. No Brasil a expressão de brinquedoteca foi usada
em 1971, quando a APAE realizou a primeira exposição de brinquedos pedagógicos
que foi para pais , profissionais e estudantes da área. Assim a brinquedoteca é
considerada como um local de estímulos para o brincar livremente da criança,
por algumas horas do dia. Mas isso só é possível se for orientado por um
adulto, que deve sempre observar a interação da criança com o brinquedo, com o
jogo, e com sua representação.
Dentre outros
objetivos da brinquedoteca estão os de: Proporcionar um espaço lúdico;
valorizando o ato de brincar de forma espontânea; Resgatar o espaço e o tempo
de brincar; Possibilitar o acesso a brinquedos; Orientar sobre adequação e
utilização dos brinquedos; Desenvolver hábitos de responsabilidade; Resgatar
brincadeiras, incentivando as atividade que visam o desenvolvimento
intelectual, emocional e social; Propiciar a construção de conhecimento;
Estimular o desenvolvimento da concentração
atenção; Oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades;
Desenvolver a criatividade, a Sociabilidades e a sensibilidade; Incentivar a
autonomia e o sentimento de autoestima; Repassar aos professores e às famílias
informações sobre conhecimentos a respeito da importância do brincar e sobre o
desenvolvimento do aluno na brinquedoteca, etc.
Existem também brinquedotecas de caráter privado, partindo do
pré suposto que brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar
livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão
lúdica. Observei em dois laboratórios e em salões de festa a Brinquedoteca, no
local os brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e
a expressão da criatividade infantil, com pintura no rosto e desenhos livres.
O brinquedista, designado como monitor, orienta as atividades e auxilia na realização
destas, dando suporte no acesso aos
materiais. Assim o brincar acontece de forma prazerosa, e a criança não precisa
se preocupar com o tempo, com o espaço ou com a interferência de um adulto.O monitor no ambiente da Brinquedoteca
deve apenas observar, obter sua intencionalidade educacional, compreender o
fazer lúdico da criança e atendê-la de acordo com suas necessidades e
solicitações, para que uma futura intervenção seja oportuna, devendo ser
presente e ausente ao mesmo tempo, sendo dinâmico tendo como meta a formação de
uma criança vista de seu olhar, dialogar e brincar de acordo com sua linguagem,
pois, esta é a linguagem do educando.
Para a organização da brinquedoteca, os espaços e os tipos de
brinquedos a serem disponibilizados devem ser pensados à priori, pois devem
promover o livre acesso e segurança, assim como encantar a criança ao ser
convidada a brincar.
Os cantos observados e
disponibilizados na brinquedoteca são:
- Canto da "Leitura": diversos tipos de livros para
atender às todas as faixas etárias e estimular o hábito e gosto pela leitura.
-Canto do Teatro ou do Fantoche: criação e
construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações.
-Canto do
Playground: local composto de brinquedos de parquinho infantil seja de fibra,
plástico resistente ou metal.
-Cantos
dos tapetes e colchões: espaço com tapetes grandes ao chão para brincadeiras,
-rolamentos, movimentos acrobáticos, entre outros.
-Canto do Cinema: local com televisão e DVD, com
almofadas e tapetes epara as crianças apreciarem filmes diversos, e atender as
diversas faixas etárias.
- Canto da Pintura e Desenhos: disponibilizar a
criança materiais às pinturas e desenhos como: pincéis, telas, papeis,
cartolinas, sulfites, entre outros.
Uma alternativa para garantir a manutenção e financiamento é o
oferecimento de oficinas variadas (costura, fabricação de brinquedos e jogos de
materiais diversos) e campanhas
Na Brinquedoteca
são desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos simbólicos (imitação do
cotidiano de uma família: os papéis de cada membro da família), brincadeiras
populares (esconde-esconde etc.), uso de brinquedos diversos (carros, bonecas,
jogo de montar etc.), leitura de livros infantis e construção de jogos e
brinquedos utilizando sucata. O faz-de-conta será estimulado através do uso das
roupas e fantasias e do reconto de histórias através do teatro de fantoches.
Pode-se dizer
que a Brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate em
vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças. Mas, acima de
tudo como destaca Cunha (2001, p. 16), ela tem a função de "fazer as
crianças felizes, este é o objetivo mais importante".
A Brinquedoteca
favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer
fase da vida, como destaca Almeida e Casarin (2002, p. 2), a Brinquedoteca na
escola, "é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo
à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos
variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade".
Desse modo, este
espaço de aprendizagem permite à construção da identidade, autonomia e das
diferentes linguagens do educando. Para concretizar o pensamento, Cunha (2001,
p. 17) descreve que a Brinquedoteca é "responsável por mediar à construção
do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo
conhecimento espontâneo e prazeroso", e ainda, incentiva extravasar
sentimentos, conhecimentos e emoções.
Sua presença no
ambiente educacional não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser
utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas, em qualquer nível de
ensino, pois deste modo favoreceria todos os envolvidos no processo de
aprendizagem, já que brincar é direito do ser humano. Deste modo, deveria ser
defendida e implantada pelas políticas públicas deste país.
De acordo com a necessidade do público é possível criar diferentes tipos brinquedotecas como: Em escolas e creches: com finalidade pedagógica; Em comunidades ou bairros: Estimulam as relações de vizinhança; As terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiência física e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados; Em hospitais: amenizam o sofrimento das crianças internadas; Em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil, testando novos brinquedos e brincadeiras; As circulantes: atendem às crianças de periferias , através de ônibus, caminhonetes,...; Em clinicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais; Em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura; As brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas; Em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organização e responsabilidade.
De acordo com a necessidade do público é possível criar diferentes tipos brinquedotecas como: Em escolas e creches: com finalidade pedagógica; Em comunidades ou bairros: Estimulam as relações de vizinhança; As terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiência física e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados; Em hospitais: amenizam o sofrimento das crianças internadas; Em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil, testando novos brinquedos e brincadeiras; As circulantes: atendem às crianças de periferias , através de ônibus, caminhonetes,...; Em clinicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais; Em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura; As brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas; Em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organização e responsabilidade.
A
brinquedoteca é o espaço aonde todas as crianças chegam para brincar, para
resgatar brincadeiras, para compartilhar momentos de alegria. Ela possibilita a
todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso,
permitindo, sobretudo às crianças de baixa renda, o contato com o brinquedo. O
brincar é uma das formas de linguagens que a criança utiliza para interagir
consigo, com os outros e para compreender o mundo ao seu redor. É a
oportunidade que também se apresenta ao adulto consciente, desde o educador de
rua até os líderes da sociedade, de oferecer de volta a elas seu direito de ser
criança.
A ideia
principal é valorizar os brinquedos em atividades lúdicas e criativas;
estimulando o desenvolvimento global das crianças; despertando o interesse por
uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as
gerações; oferecendo às crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes
de comprá-los; desvinculando o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário
ou afetivo, possibilitando à criança a aprendizagem de que não precisa possuir
com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros; dar oportunidade
às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa,
livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro
tipo de instituições. A brinquedoteca
como lugar de experimentação prévia do brinquedo, o que a tornaria um local
típico de lojas, de centros de compras, onde as crianças poderiam brincar com
os brinquedos, experimentando-os antes mesmo de comprá-los nas lojas.
A Brinquedoteca
é um lugar para explorar, sentir e experimentar, onde se imagina se constrói
normas e se cria alternativas para resolver os conflitos surgidos no ato de brincar,
situações que irão auxiliá-los mais tarde na vida adulta. As atividades
desenvolvidas na Brinquedoteca irão refletir em melhora da aprendizagem e do
comportamento na escola e em casa com suas famílias.
Consideramos a
Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como
recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e
das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com
estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades
significativas. Acreditamos que devemos vê-la como local transformador, onde se
resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da
criança.
Percebe-se que,
sua expansão foi intensa, mutável e constante, tanto nas instituições públicas
como nas privadas, seja de cunho preventivo ou terapêutico. Mas, o mais
importante na atualidade, é que este local exerça sua real função, como
ressalta Ramalho (2000, p. 76) descrevendo sobre a Brinquedoteca como,
"local de estímulos para brincar livremente, por algumas horas do
dia", e assim, com possibilidades de aprendizagens por meio do brincar na
infância e concretizar-se como espaço de atividades lúdicas presente em
ambientes escolares, geralmente direcionadas ao público infantil, já que a
brincadeira é inerente ao ser humano.
Em síntese, a
Brinquedoteca no meio escolar faz-se respeitar as necessidades afetivas,
amenizar a rigidez de métodos tradicionais de ensino que ainda permeiam no
sistema de ensino do Brasil, possibilitando o direito de ser criança e
aperfeiçoar suas habilidades e aprimoramento de suas capacidades autonômicas,
criativas e compensadora das defasagens
socioculturais.
A “ABB” (Associação das Brinquedotecas do Brasil),conceitua a
brinquedoteca como um espaço mágico,destinado ao brincar das crianças;e alerta
para o fato de que não podem ser confundidas com um conjunto de brinquedos ou
depósito de crianças.
Fundada em meados de 1934,na cidade de Los Angeles nos EUA,a
primeira brinquedoteca não era tão bem elaborada e acessível como as da
atualidade.No Brasil em 1971 surgiu a APAE() nela foi criado um espaço com a
exposição de brinquedos pedagógicos,afim de atender as crianças e adultos
também que lá frequentavam.Mas com o passar dos tempos foram reformulando esses
espaços,permitindo assim mais acessibilidade.Com isso foi fundada a ABB(Associação
das Brinquedotecas do Brasil) no ano de 1984,com o intuito de coordenar a forma
de como se inserir esses espaços em escolas,hospitais,etc.
As crianças precisam aproveitar dos benefícios emocionais
,intelectuais e culturais,que as atividades lúdicas proporcionam.O brincar é
uma função básica da criança;brincando ela aprende.explora e descobre o mundo a
sua volta.
As brinquedotecas são espaços preparados para estimular as
crianças,dando acesso a uma enorme variedade de brinquedos,dentro de um
ambiente especialmente lúdico,com propostas para o uso de tais brinquedos,com
um colorido mágico,opções de jogos,brincadeiras,leituras,contos e muito mais
que as brinquedotecas têm a oferecer. Existem várias brinquedotecas espalhadas
pela cidade,algumas em pontos estratégicos,como shoppings,hospitais,academias,etc.E
também em locais direcionados como;escolas,CMEI’S,etc. A importância de se ter
uma brinquedoteca implantada,quer seja em uma escola,quer seja em um hospital,é
se suma importância para o desenvolvimento psico-motor,sócio-cultural e
intelectual da criança,pois com isso podemos explorar o lúdico,fazer com que a
criança interaja com jogos, leitura e didáticas que completam sua jornada
educacional.
Além de favorecer o desenvolvimento da criança,o tempo em que
a criança brinca,na brinquedoteca escolar,também pode ser um tempo valioso para
o professor observar o grau de interação e desenvolvimento de cada criança.
Em cada brinquedoteca deve conter jogos direcionados a cada
faixa etária,lugar onde elas possam liberar a imaginação,ter um ambiente
organizado e espaçoso,para que se tenha uma aprendizagem significativa.Tem que
ser um lugar onde tudo se convida a explorar,sentir e a experimentar.
“O brincar é um importante instrumento na Educação
Infantil,por auxiliar a criança no seu desenvolvimento
físico,afetivo,intelectual e social.(RECNEI,1998)”
Porém são poucos os educadores que valorizam esse momento do
brincar,como um registro de informações voltadas ao desenvolvimento,que devem
ser avaliados e levados em conta no momento do planejamento.
Enfim o brincar e o cuidar são necessários para compor o
processo avaliativo e curricular na Educação Infantil,como forma de inserção e
interação.
Conclui-se que a brinquedoteca é um lugar que compreende brincadeiras, jogos
e brinquedos que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, sensório motor, pois
enquanto a criança brinca, ela se desenvolve, torna-se espontânea em suas
atitudes, interage com outras crianças e aprende a cooperar, a dividir e a
conviver em grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário