quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O que é a "Brinquedoteca"???





De acordo com Cunha (2001) Brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão lúdica. Deste modo, a Brinquedoteca é um local onde o brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e a expressão da criatividade infantil.
O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, caracterizando-se por ser espontâneo funcional e satisfatório. O lúdico deve possibilitar a quem vivencia momentos diferenciados, ou seja, vivencia de fantasias e de realidade, experiência de autoconhecimento, bem como o conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro.
Desde o sec. XVII, após o “reconhecimento” da infância, o jogo vem a compor a “Pedagogia da Infância”. Ele está intimamente ligado a imaginação, o sonho, o pensamento e o símbolo, assim o homem tem a capacidade de pensar ligada à de jogar com a realidade, reproduzindo e aprendendo à medida que pode transformá-la.  O brincar tem o seu valor educacional promovendo inúmeras aprendizagens que colaboram para o desenvolvimento global. A criança precisa de espaço, tempo, materiais e companhia. Quanto mais elas experimentarem, olharem e ouvirem, mais aprenderá e assim poderão relacionar os elementos reais com os imaginários das brincadeiras, e mais produtivos serão as atividades de representação.
A brinquedoteca teve seu reconhecimento mundial a partir do ano de 1960. Seu objetivo primeiro foi o de emprestar brinquedos para famílias carentes com filhos especiais, pois se acreditava que os brinquedos estimulariam o desenvolvimento das crianças. No Brasil a expressão de brinquedoteca foi usada em 1971, quando a APAE realizou a primeira exposição de brinquedos pedagógicos que foi para pais , profissionais e estudantes da área. Assim a brinquedoteca é considerada como um local de estímulos para o brincar livremente da criança, por algumas horas do dia. Mas isso só é possível se for orientado por um adulto, que deve sempre observar a interação da criança com o brinquedo, com o jogo, e com sua representação.
Dentre outros objetivos da brinquedoteca estão os de: Proporcionar um espaço lúdico; valorizando o ato de brincar de forma espontânea; Resgatar o espaço e o tempo de brincar; Possibilitar o acesso a brinquedos; Orientar sobre adequação e utilização dos brinquedos; Desenvolver hábitos de responsabilidade; Resgatar brincadeiras, incentivando as atividade que visam o desenvolvimento intelectual, emocional e social; Propiciar a construção de conhecimento; Estimular o desenvolvimento da concentração  atenção; Oportunizar a expansão de habilidades e potencialidades; Desenvolver a criatividade, a Sociabilidades e a sensibilidade; Incentivar a autonomia e o sentimento de autoestima; Repassar aos professores e às famílias informações sobre conhecimentos a respeito da importância do brincar e sobre o desenvolvimento do aluno na brinquedoteca, etc.
Existem também brinquedotecas de caráter privado, partindo do pré suposto que brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu interesse, sua potencialidade e sua expressão lúdica. Observei em dois laboratórios e em salões de festa a Brinquedoteca, no local os brinquedo e diversos materiais, permitem a imaginação o faz-de-conta e a expressão da criatividade infantil, com pintura no rosto e desenhos livres.
       O brinquedista, designado como monitor,  orienta as atividades e auxilia na realização destas, dando suporte no acesso   aos materiais. Assim o brincar acontece de forma prazerosa, e a criança não precisa se preocupar com o tempo, com o espaço ou com a interferência de um adulto.O monitor no ambiente da Brinquedoteca deve apenas observar, obter sua intencionalidade educacional, compreender o fazer lúdico da criança e atendê-la de acordo com suas necessidades e solicitações, para que uma futura intervenção seja oportuna, devendo ser presente e ausente ao mesmo tempo, sendo dinâmico tendo como meta a formação de uma criança vista de seu olhar, dialogar e brincar de acordo com sua linguagem, pois, esta é a linguagem do educando.
Para a organização da brinquedoteca, os espaços e os tipos de brinquedos a serem disponibilizados devem ser pensados à priori, pois devem promover o livre acesso e segurança, assim como encantar a criança ao ser convidada a brincar.
 Os cantos observados e disponibilizados na brinquedoteca são:

- Canto da "Leitura": diversos tipos de livros para atender às todas as faixas etárias e estimular o hábito e gosto pela leitura.
-Canto do Teatro ou do Fantoche: criação e construção de histórias e fantoches, com painéis e palcos para encenações.

 -Canto do Playground: local composto de brinquedos de parquinho infantil seja de fibra, plástico resistente ou metal.

 -Cantos dos tapetes e colchões: espaço com tapetes grandes ao chão para brincadeiras, -rolamentos, movimentos acrobáticos, entre outros.

-Canto do Cinema: local com televisão e DVD, com almofadas e tapetes epara as crianças apreciarem filmes diversos, e atender as diversas faixas etárias. 

- Canto da Pintura e Desenhos: disponibilizar a criança materiais às pinturas e desenhos como: pincéis, telas, papeis, cartolinas, sulfites, entre outros.

Uma alternativa para garantir a manutenção e financiamento é o oferecimento de oficinas variadas (costura, fabricação de brinquedos e jogos de materiais diversos) e campanhas
Na Brinquedoteca são desenvolvidas atividades lúdicas através de jogos simbólicos (imitação do cotidiano de uma família: os papéis de cada membro da família), brincadeiras populares (esconde-esconde etc.), uso de brinquedos diversos (carros, bonecas, jogo de montar etc.), leitura de livros infantis e construção de jogos e brinquedos utilizando sucata. O faz-de-conta será estimulado através do uso das roupas e fantasias e do reconto de histórias através do teatro de fantoches.
Pode-se dizer que a Brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças. Mas, acima de tudo como destaca Cunha (2001, p. 16), ela tem a função de "fazer as crianças felizes, este é o objetivo mais importante".
A Brinquedoteca favorece o cultivo da brincadeira, de forma livre, para as pessoas em qualquer fase da vida, como destaca Almeida e Casarin (2002, p. 2), a Brinquedoteca na escola, "é um espaço que permite o brincar livremente, com todo o estímulo à manifestação de suas potencialidades e necessidades lúdicas, com muitos jogos variados e diversos materiais que permitem a expressão da criatividade".
Desse modo, este espaço de aprendizagem permite à construção da identidade, autonomia e das diferentes linguagens do educando. Para concretizar o pensamento, Cunha (2001, p. 17) descreve que a Brinquedoteca é "responsável por mediar à construção do saber, em situações de prazer, com gosto de aventura, na busca pelo conhecimento espontâneo e prazeroso", e ainda, incentiva extravasar sentimentos, conhecimentos e emoções.
Sua presença no ambiente educacional não deveria ser uma alternativa, ou apenas uma opção a ser utilizada, mas sim, um espaço obrigatório nas escolas, em qualquer nível de ensino, pois deste modo favoreceria todos os envolvidos no processo de aprendizagem, já que brincar é direito do ser humano. Deste modo, deveria ser defendida e implantada pelas políticas públicas deste país.
De acordo com a necessidade do público é possível criar diferentes tipos brinquedotecas como: Em escolas e creches: com finalidade pedagógica; Em comunidades ou bairros: Estimulam as relações de vizinhança; As terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiência física e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados; Em hospitais: amenizam o sofrimento das crianças internadas; Em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil, testando novos brinquedos e brincadeiras; As circulantes: atendem às  crianças de periferias , através de ônibus, caminhonetes,...; Em clinicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais; Em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura; As brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas; Em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organização e responsabilidade.
A brinquedoteca é o espaço aonde todas as crianças chegam para brincar, para resgatar brincadeiras, para compartilhar momentos de alegria. Ela possibilita a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo, sobretudo às crianças de baixa renda, o contato com o brinquedo. O brincar é uma das formas de linguagens que a criança utiliza para interagir consigo, com os outros e para compreender o mundo ao seu redor. É a oportunidade que também se apresenta ao adulto consciente, desde o educador de rua até os líderes da sociedade, de oferecer de volta a elas seu direito de ser criança.
A ideia principal é valorizar os brinquedos em atividades lúdicas e criativas; estimulando o desenvolvimento global das crianças; despertando o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações; oferecendo às crianças a oportunidade de experimentar os jogos antes de comprá-los; desvinculando o valor lúdico do brinquedo do seu valor monetário ou afetivo, possibilitando à criança a aprendizagem de que não precisa possuir com exclusividade e pode usufruir partilhando com os outros; dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.  A brinquedoteca como lugar de experimentação prévia do brinquedo, o que a tornaria um local típico de lojas, de centros de compras, onde as crianças poderiam brincar com os brinquedos, experimentando-os antes mesmo de comprá-los nas lojas.
A Brinquedoteca é um lugar para explorar, sentir e experimentar, onde se imagina se constrói normas e se cria alternativas para resolver os conflitos surgidos no ato de brincar, situações que irão auxiliá-los mais tarde na vida adulta. As atividades desenvolvidas na Brinquedoteca irão refletir em melhora da aprendizagem e do comportamento na escola e em casa com suas famílias.
Consideramos a Brinquedoteca como espaço que privilegia o brincar e o uso do lúdico como recurso necessário à construção de aprendizagens, da identidade, autonomia e das diferentes linguagens na infância, ou seja, um ambiente acolhedor com estímulos diversificados para o desenvolvimento de habilidades e capacidades significativas. Acreditamos que devemos vê-la como local transformador, onde se resgata o prazer de brincar inserida no contexto histórico-social e cultural da criança.
Percebe-se que, sua expansão foi intensa, mutável e constante, tanto nas instituições públicas como nas privadas, seja de cunho preventivo ou terapêutico. Mas, o mais importante na atualidade, é que este local exerça sua real função, como ressalta Ramalho (2000, p. 76) descrevendo sobre a Brinquedoteca como, "local de estímulos para brincar livremente, por algumas horas do dia", e assim, com possibilidades de aprendizagens por meio do brincar na infância e concretizar-se como espaço de atividades lúdicas presente em ambientes escolares, geralmente direcionadas ao público infantil, já que a brincadeira é inerente ao ser humano.
Em síntese, a Brinquedoteca no meio escolar faz-se respeitar as necessidades afetivas, amenizar a rigidez de métodos tradicionais de ensino que ainda permeiam no sistema de ensino do Brasil, possibilitando o direito de ser criança e aperfeiçoar suas habilidades e aprimoramento de suas capacidades autonômicas, criativas e compensadora  das defasagens socioculturais.
A “ABB” (Associação das Brinquedotecas do Brasil),conceitua a brinquedoteca como um espaço mágico,destinado ao brincar das crianças;e alerta para o fato de que não podem ser confundidas com um conjunto de brinquedos ou depósito de crianças.
Fundada em meados de 1934,na cidade de Los Angeles nos EUA,a primeira brinquedoteca não era tão bem elaborada e acessível como as da atualidade.No Brasil em 1971 surgiu a APAE() nela foi criado um espaço com a exposição de brinquedos pedagógicos,afim de atender as crianças e adultos também que lá frequentavam.Mas com o passar dos tempos foram reformulando esses espaços,permitindo assim mais acessibilidade.Com isso foi fundada a ABB(Associação das Brinquedotecas do Brasil) no ano de 1984,com o intuito de coordenar a forma de como se inserir esses espaços em escolas,hospitais,etc.
As crianças precisam aproveitar dos benefícios emocionais ,intelectuais e culturais,que as atividades lúdicas proporcionam.O brincar é uma função básica da criança;brincando ela aprende.explora e descobre o mundo a sua volta.
As brinquedotecas são espaços preparados para estimular as crianças,dando acesso a uma enorme variedade de brinquedos,dentro de um ambiente especialmente lúdico,com propostas para o uso de tais brinquedos,com um colorido mágico,opções de jogos,brincadeiras,leituras,contos e muito mais que as brinquedotecas têm a oferecer. Existem várias brinquedotecas espalhadas pela cidade,algumas em pontos estratégicos,como shoppings,hospitais,academias,etc.E também em locais direcionados como;escolas,CMEI’S,etc. A importância de se ter uma brinquedoteca implantada,quer seja em uma escola,quer seja em um hospital,é se suma importância para o desenvolvimento psico-motor,sócio-cultural e intelectual da criança,pois com isso podemos explorar o lúdico,fazer com que a criança interaja com jogos,  leitura e didáticas que completam sua jornada educacional.
Além de favorecer o desenvolvimento da criança,o tempo em que a criança brinca,na brinquedoteca escolar,também pode ser um tempo valioso para o professor observar o grau de interação e desenvolvimento de cada criança.

Em cada brinquedoteca deve conter jogos direcionados a cada faixa etária,lugar onde elas possam liberar a imaginação,ter um ambiente organizado e espaçoso,para que se tenha uma aprendizagem significativa.Tem que ser um lugar onde tudo se convida a explorar,sentir e a experimentar.
“O brincar é um importante instrumento na Educação Infantil,por auxiliar a criança no seu desenvolvimento físico,afetivo,intelectual e social.(RECNEI,1998)”
Porém são poucos os educadores que valorizam esse momento do brincar,como um registro de informações voltadas ao desenvolvimento,que devem ser avaliados e levados em conta no momento do planejamento.
Enfim o brincar e o cuidar são necessários para compor o processo avaliativo e curricular na Educação Infantil,como forma de inserção e interação.
Conclui-se que a brinquedoteca é um lugar que compreende brincadeiras, jogos e brinquedos que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, sensório motor, pois enquanto a criança brinca, ela se desenvolve, torna-se espontânea em suas atitudes, interage com outras crianças e aprende a cooperar, a dividir e a conviver em grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário