Neste universo versátil e moderno da tecnologia,que por sinal está cada vez mais avançada e acessível,a impressão é que não existe mais espaço para o passado simples e alegre das brincadeiras infantis,conjugar no passado nos remete a desapego,substituição,esquecimento!
Quantas horas passávamos brincando de bola na rua,pique-pega,pique-esconde...bete !
No meu tempo de criança mal podia esperar pelo sábado,sim..era sempre no sábado que tínhamos nosso futebol marcado,às 3 da tarde,logo depois de arrumar a cozinha do almoço,se não arrumasse, minha mãe não deixava sair.
Era aquela alegria quando chegava todo mundo no campinho,feito por nós mesmos,tinha pouca grama e muita terra,nossa bola era novinha,dente-de-leite! Ali ficávamos até escurecer,e cada um corria quando ouvia os gritos das nossas mães,e íamos pra casa já pensando no jogo do próximo sábado. Hoje mal podemos sair à rua,sem que o medo tome conta de nós,mas isso não quer dizer que devamos esquecer do quanto fomos felizes em nossa infância,daquele cheiro de terra molhada quando chovia,do aroma gostoso do café torrado na casa da vizinha...quantas lembranças!
Doces lembranças,e por falar em doce;que saudade daquela maria-mole tipo sorvete de casquinha,que tinha sempre um balão ou anel no topo,sempre que ia pra escola comprava uma no mercadinho do seu Agenor. Seu Agenor...hum,tinha uma carranca daquelas bem fechadas,mas sempre dava uma bala a mais pra gente.
Domingo cedinho tinha catequese,eu gostava tanto da tia da catequese e das brincadeiras que ela fazia com a gente depois da aula,tinha gincana,corrida-do-saco,corrida do ovo na colher,acertar o rabo do burro,jogo de dama,teatro...minha hora preferida,sem contar o teatro de fantoches,foi ai que comecei a me apaixonar por fantoches...não mencionei,mas trabalho com educação infantil,e é fundamental que apresentemos aos nossos pequenos a ludicidade e a magia dos brinquedos.
Nesse contexto entre real e imaginário vivíamos felizes e distantes dessa atual tecnologia alienadora e anti-social.
Tecnologia esta,que nos afasta da cultura antropológica,que fazia parte dos moldes familiares,em controvérsia,hoje é a tecnologia que facilita nossa vida,que sem ela muita coisa que realizamos seria impossível,a tecnologia necessária também para nossa sobrevivência,ou até mesmo existência.
O que não devemos esquecer é que o uso das novas tecnologias,devem vir para somar e não extinguir antigos costumes,para as crianças e jovens desse mundo moderno,muito do que fazíamos sem o uso de tecnologias contemporâneas,não fazem parte das suas vidas e tampouco são conhecidos e reconhecidos por eles.
A proposta é que nós,pais e educadores,possamos apresentar aos nossos filhos e alunos o mundo mágico que fez parte das nossas vidas e que nos tornou os adultos de hoje,apresentar-lhes as brincadeiras,jogos e diversões que tanto eram gratificantes para nós.
No início do texto,tentei descrever um pouco da minha infância,para que ao lerem também pudessem voltar no tempo,o tempo de criança,e resgatar os aromas,as cantigas e as histórias contadas por nossos pais e avós,os ralados no joelho ganhos na hora do pique-pega,da queda de bicicleta,até mesmo aquele chiclete que foi pregado no cabelo na hora da aula,o arroz-doce da merenda escolar,os uniformes branco e azul...bem,o meu era!
Vamos! Tirem um tempinho do seu dia,final de semana,até mesmo nas férias,apresentem aos seus filhos ou alunos as gostosuras das brincadeiras infantis,sabe aquela caixinha cheia de maravilhas ai dentro de vocês,prontinha para ser aberta,resgatada e relembrada? Então,tenho certeza,que vai fazer muita gente feliz.
Ai está,um pouquinho do meu lado criança,que faço questão de sempre lembrar e compartilhar com meus filhos e meus alunos,cada cicatriz é uma história a ser contada,cada lembrança da infância é um resgate de uma vida feliz,o que seria de nós se não existisse o que já existiu,ninguém é alguém sem uma história,nenhuma história é realidade se não houver alguém para contá-la.
Até a próxima...
quarta-feira, 24 de agosto de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
De acordo com Cunha (2001) Brinquedoteca é um espaço preparado para a criança brincar livremente, de acordo com o seu inter...
-
Ao longo do tempo, o avanço econômico e tecnológico passou a exigir mão-de-obra cada vez mais qualificada e alfabetizada, com isso várias m...
-
Lembranças de um tempinho bom ... Época do Magistério, onde escrevíamos poemas e poesias, e numa dessas ...olha um deles editado ai. Edi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário